Primeiro Passo participa da 3ª fase do programa de treinamento médico ” Erradicando o Pé Torto no Brasil” em Passo Fundo (RS)

 

A Associação de Pais e Familiares de crianças com Pé torto  APP (Associação Primeiro Passo) participou, da 3ª fase do programa de treinamento médico pela técnica ponseti “Erradicando o Pé Torto no Brasil” no dia 24 de maio, em Passo Fundo (RS). O evento reúne médicos ortopedistas de todo o Brasil que estão aperfeiçoando sua técnica para tratar a deformidade pelo método Ponseti – uma técnica simples, eficaz e barata (que consiste na troca de gessos semanais  seguida do uso de órtese por algumas horas ao dia , por determinado período.

Nesta edição do projeto – coordenado pelo ortopedista Dr.Jung Ho Kim, professor da UFFS (Campus Passo Fundo) e membro do IOT (Instituto de Ortopedia e Traumatologia) representeou a Primeiro Passo Idelina Jardim, mãe do menino João Paulo (cinco meses), que nasceu com o pé esquerdo torto que inclusive é o paciente que participará do procedimento da tenotomia, a ser realizada pela junta médica durante o treinamento.

IMG-20170524-WA0011 (2).jpg

O trabalho informativo e assistencial desenvolvido pela APP (Associação Primeiro Passo) foi apresentado a plateia de médicos pela Idelina que é membro voluntário da APP, que também expôs sua experiência e de sua família com o pé torto congênito e suas expectativas com o tratamento. A preocupação com a falta de informação sobre a deformidade, ainda na maternidade também foi abordada, Idelina citou o desamparo dos pais (pós-parto) ao receberem dos médicos a notícia de que seu filho possui pé torto congênito, sem orientação alguma ou até mesmo encaminhamento para tratamento da deformidade.

IMG-20170524-WA0010

O Rotary Club de Passo Fundo, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) com apoio da Associação Ponseti Internacional se uniram e promovem em Passo Fundo a 3ª fase do treinamento pelo método Ponseti direcionados aos médicos ortopedistas brasileiros, que visam tratar o pé torto. A Ortopedista pediátrica Dra. Mônica Paschoal Nogueira especialista no tratamento do pé torto, precursora da aplicação da técnica de Ponseti no Brasil, mais uma vez esteve presente trocando experiências com os colegas ortopedistas, assim como na 1ª e 2ª fase do treinamento, ocorridos em São Paulo e Salvador, respectivamente.

APP agradeçe a oportunidade de mais uma vez poder participar desse grandioso e necessário projeto!

Idelina jardim

Anúncios

A Associação Primeiro Passo é uma entidade civil que nasceu do desejo de muitos pais de crianças com pé torto congênito que foram tratadas pelo método Ponseti e tem como intuito multiplicar, incentivar e difundir esta técnica de tratamento em meios médicos e não médicos. A APP funciona regularmente sob o CNPJ 12.950.014/0001-55. Uma meta idealizada pela Associação é que o método de Ponseti fosse assimilado e realizado corretamente por profissionais pelo SUS e ficasse disponibilizado a todo cidadão brasileiro. Enquanto esse ideal ainda não é uma realidade, todavia, fazemos esforços para divulgar o tratamento do pé torto congênito pela técnica de Ponseti, atuando na detecção precoce desta alteração ortopédica, no suporte e facilitação de centros de tratamento intersetoriais no Brasil e no exterior. A meta mais abrangente de nossa visão de entidade civil é promover a erradicação do pé torto congênito não tratado, no Brasil e no mundo.

Marcado com: , , , , , , , , , , , , , , , , ,
Publicado em EVENTOS, INFORMAÇÕES, NOTÍCIAS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Follow Associação Primeiro Passo on WordPress.com
%d blogueiros gostam disto: