Dr. Ignacio Ponseti, um herói para muitos com pé torto!

Dr. Ignacio Ponseti , ortopedista cujo suave, método não-cirúrgico de correção para pé torto no qual se tornou o tratamento padrão global, ajudando milhares de crianças a caminhar.

556945_549939781695051_1106229852_n.jpg

Dr. Ponseti veio com seu método depois de perceber que a cirurgia para pé torto realmente fazia mal. Com base na sua experiência cuidando dos feridos na Guerra Civil Espanhola, ele descobriu que um regime de moldes de gesso, aparelhos e manipulações com as Mãos poderia evitar os custos e os efeitos secundários da cirurgia.

Cerca de 200 mil crianças nascem a cada ano com pé torto, a grande maioria delas nos países em desenvolvimento. A condição é um defeito de nascença em que os pés são torcidos para baixo e para dentro, fazendo-os parecer tacos de golfe. A má formação pode afetar um ou ambos os pés. Sem tratamento, as crianças caminham com seus tornozelos ou dos lados de seus pés.
No início da década de 1940, a pesquisa do Dr. Ponseti mostrou que o tratamento mais comum, cirurgia, poderia deixar uma criança com tornozelos duros e mancando. Sua alternativa envolvida lenta e gradualmente é de endireitar e girar cada pé torcido para a sua posição normal.

O método foi aplicado em fases. Após cada tratamento, ele iria imobilizar a perna de uma criança com um gesso até a virilha. Uma semana depois, ele iria remover o elenco e moldar o pé um pouco mais maleável, em seguida, substituir o gesso. O tratamento duraria três a cinco semanas.

popup (2).jpg

A criança teria que usar uma cinta especial(Órtese de abdução) 23 horas por dia durante três meses e, em seguida,  durante a noite até a idade de 4 anos.

Embora Dr. Ponseti planejou seu tratamento á meio século atrás, ele só se tornou popular na década de 1990, quando os pais de crianças com PTC começaram a espalhar a palavra sobre isso através da Internet. Ortopedistas começaram a responder às solicitações para o método de Ponseti em vez de ordenar a cirurgia.

O método foi endossado pela Organização Mundial de Saúde, o National Institutes of Health e da Academia Americana de Pediatria.

Em um projeto de pesquisa, ele estudou resultados da cirurgia do pé torto durante um período de 20 anos. Depois de concluir que a cirurgia raramente tinha deixado uma criança sem deficiência, ponderou tratamentos menos invasivos, testando-os com bebês em sua clínica.

Ele parecia ter dons especiais, particularmente uma capacidade de visualizar o interior de um pé e tornozelo, sentindo com as mãos. “É um pouco como tocar piano”, disse ele.

Na década de 1990, o Dr. Ponseti e seus colegas tinham tratado mais de 2.000 casos de pé torto. Mas ele estava frustrado, embora seu método fora descrito em revistas médicas, alguns médicos não estavam utilizando.

Então Dr. Ponseti colocou para fora sua história, de muitas maneiras. Ele criou clínicas de ensino em todo o mundo e escreveu um LIVRO, “O pé torto congênito: Fundamentos de Tratamento” (Oxford, 1996). Ele ajudou a fundar a Associação Internacional de Ponseti para o Avanço da tratamento do pé torto, cujo site tornou-se uma importante fonte de conhecimento. Dezenas de médicos vão para a cidade de Iowa (EUA) para aprender o seu método.

Anúncios

A Associação Primeiro Passo é uma entidade civil que nasceu do desejo de muitos pais de crianças com pé torto congênito que foram tratadas pelo método Ponseti e tem como intuito multiplicar, incentivar e difundir esta técnica de tratamento em meios médicos e não médicos. A APP funciona regularmente sob o CNPJ 12.950.014/0001-55. Uma meta idealizada pela Associação é que o método de Ponseti fosse assimilado e realizado corretamente por profissionais pelo SUS e ficasse disponibilizado a todo cidadão brasileiro. Enquanto esse ideal ainda não é uma realidade, todavia, fazemos esforços para divulgar o tratamento do pé torto congênito pela técnica de Ponseti, atuando na detecção precoce desta alteração ortopédica, no suporte e facilitação de centros de tratamento intersetoriais no Brasil e no exterior. A meta mais abrangente de nossa visão de entidade civil é promover a erradicação do pé torto congênito não tratado, no Brasil e no mundo.

Marcado com: , , , , , , , , , , ,
Publicado em INFORMAÇÕES, NOTÍCIAS
6 comentários em “Dr. Ignacio Ponseti, um herói para muitos com pé torto!
  1. Simone disse:

    Boa noite.
    Tenho uma criança com o pe muito torto. Q cai. Bate um pé no outro. Possivelmente tem pé torto congenito leve. Mas anda com deficiencia. Tem 3 anos. Cai demais. Ja levamos muitos ortopedistas. Poderiam me indicar um no RJ
    Grata

  2. […] Técnica de Ponseti foi criada pelo Dr. Ignácio Ponseti há mais de 30 anos, consiste em corrigir o Pé Torto Congênito com procedimentos executados em […]

  3. Adriana disse:

    Boa tarde!
    Descobri que vou ser mamãe de uma menina com ptc. Moro em São Paulo é gostaria de indicação de médicos que posso procurar, para começar o tratamento na primeira semana.
    Muito obrigada!

  4. Cláudia de SC disse:

    Oi boa noite, gostaria de saber se dá pra corrigir um pé torto depois de grande pois minha filha tem 14 anos e quando ela usa calçado eles ficam todos tortos no calcanhar pois representa que é torto para dentro.

    • Oi, Bom dia!
      Sim, pode ser corrigido ainda e pela técnica ponseti, mas precisa ser realizada por um profissional treinado e experiente para alcançar a correção. Gostaria de indicação médica? me informe seu estado para que possamos localizar onde há mais próximo a vcs.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Follow Associação Primeiro Passo on WordPress.com
%d blogueiros gostam disto: