Conheça a história de superação do guerreiro Phelipe: Veja como o método de Ponseti mudou a sua vida!

Só soube do PTC quando meu filho nasceu, no horário da visita… Começava ai nossa luta..

Já em casa com consulta marcada com o ortopedista…Fomos a consulta mas o medico não quis pegar o caso dele… Marcamos com outro ortopedista e com 10 dias começamos o tratamento com gesso e uma bateria de exames com o pediatra.

Com exames prontos ele foi diagnosticado com problemas renais. Começamos então o tratamento dos rins em Sorocaba, ficamos por 1 ano tratando, indo ao hospital todos os dias.

Durante o tratamento do pezinho com um ortopedista da região onde moramos, tivemos problemas com o gesso, o médico apertou demais o pé e os dedinhos ficaram quase pretos..corremos para colocar ele na água e nós mesmo retiramos o gesso em casa, retornamos ao medico e ele me disse que ele era o médico e sabia o que estava fazendo! Gritou comigo e disse ainda que nem adiantava eu correr tanto atrás porque meu filho nunca andaria…

Marcamos então consulta com o terceiro médico ortopedista.. Esse nos atendeu super bem e recomeçamos com os gessos.. Com 9 messes fizemos a primeira cirurgia (tenotomia), anestesia geral e 2 dias de hospital…Quando o Phelipe tinha 1 ano e 2 meses, mais ou menos foi realizada a segunda cirurgia… foram 45 dias de gesso pós cirúrgico e fomos para o uso da  TALA (afo).

Foram 6 meses de uso da tala e passamos para a bota de bico invertido..

Com 2 anos e meio ainda com uso  da bota de bico invertido, com o pé ainda não corrigido ele caiu na creche e perdeu os dentinhos da frente, e até hoje não nasceram.. Percebi que estava na hora de procurar outro médico.

12506868_215751102097876_192344851_n

Com 3 anos de idade em seu batizado, o pé ainda sem correção

Fomos para o quarto médico,  Ele me disse que as duas cirurgias que ele tinha feito foram em vão, ele perdeu a correção!Ee que seria necessária fazer outras cirurgias, e que ele faria o possível para corrigir o pezinho do meu filho.  Aí foi a terceira cirurgia, tenotomia e transferência de tendão. E foram 40 dias de gesso pós cirúrgico..

Depois disso tínhamos retorno de 15 em 15 dias, percebi uma melhora grande na posição do pé..

12507022_215752268764426_1149794623_n

Durante esse período de retorno as consultas médicas com o orto o medico olhava, falava que estava ótimo e marcava retorno, foi quando percebi que seu pezinho estava entortando, uma recidiva…O ortopedista não indicou o uso da órtese DB.

E até então, eu não participava de nenhum grupo de Pais de bebês com PTC nas redes sociais.

Foi quando em um grupo desses de apoio e troca de experiencias no Facebook com mães que também tiveram seus filhos tratados eu percebi que a maioria das crianças usavam essa órtese DB menos o meu Phelipe.  Questionei o médico e ele disse que não precisava gastar dinheiro com isso, que era besteira!.. e que com 5 ou 6 anos seria necessário operar o Phelipe de novo! Mas desta vez uma cirurgia mais agressiva e invasiva.

Nem preciso dizer que quase.morri do coração…

Da ultima cirurgia até aos 6 anos ele estacionou no tratamento, o medico só olhava pedia rx e mais nada..Consequência disso o pé entortou novamente!

11657314_109331029406551_450535989_n

Com ajuda de um anjo, uma mãe de PTC que atua como voluntária na Primeiro Passo, fui orientada sobre o tratamento e decidi levar meu filho para uma avaliação com outro médico! Uma ortopedista  que faz o tratamento dos pezinhos tortos pelo método de Ponseti.

O Phelipe foi avaliado por essa ortopedista que achou um absurdo uma criança naquela idade(6 anos) ter passado por tantas cirurgias e o pé continuava torto..

Recomeçamos o tratamento novamente, do zero! Só que desta vez pelo método de Ponseti.

Foram 5 seções de gessos com trocas semanais… Muita dor, muito choro, pois o Phelipe já tem 6 anos e seu pezinho já não é tão maleável quando de recém nascido, só que felizes porque sabíamos que dessa vez tudo daria certo. Eu estava confiante!

Essas fotos acima foram do ultimo gesso retirado no Hospital, durante o tratamento pelo método de Ponseti.

 

12516075_215759322097054_1017863048_n.jpg

Papai ajudando a andar após a retirada do último gesso

Meu filho tinha 6 anos e até então nunca tinha visto o pezinho corrigido…

Esse dia eu e meu esposo choramos igual criança tamanha felicidade.

Hoje com 7 anos o pé do meu filho esta corrigido, mas ainda estamos em tratamento, o Phelipe usa diariamente a DB por 12 hrs, e ele esta praticando Taekwoondo!

12540106_215796502093336_1913236968_n

Phelipe usa a órtese DB por 12 hrs

Estou muito feliz e tenho muito orgulho da nossa luta.

 

12571323_215759658763687_122930078_n

Papai Júlio, Phelipe e mamãe Vanessa

 

 

Esse tratamento pelo Método de Ponseti trouxe vida nova para todos nós!

Por: Vanessa Silva (Mãe)

Anúncios

A Associação Primeiro Passo é uma entidade civil que nasceu do desejo de muitos pais de crianças com pé torto congênito que foram tratadas pelo método Ponseti e tem como intuito multiplicar, incentivar e difundir esta técnica de tratamento em meios médicos e não médicos. A APP funciona regularmente sob o CNPJ 12.950.014/0001-55. Uma meta idealizada pela Associação é que o método de Ponseti fosse assimilado e realizado corretamente por profissionais pelo SUS e ficasse disponibilizado a todo cidadão brasileiro. Enquanto esse ideal ainda não é uma realidade, todavia, fazemos esforços para divulgar o tratamento do pé torto congênito pela técnica de Ponseti, atuando na detecção precoce desta alteração ortopédica, no suporte e facilitação de centros de tratamento intersetoriais no Brasil e no exterior. A meta mais abrangente de nossa visão de entidade civil é promover a erradicação do pé torto congênito não tratado, no Brasil e no mundo.

Marcado com: , , , , , , , , ,
Publicado em TESTEMUNHOS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Follow Associação Primeiro Passo on WordPress.com
%d blogueiros gostam disto: