Conforto do bebê e Movimentos a noite com a órtese

Quando o último gesso é removido, o bebê começa a usar uma órtese. Este é um novo passo para você e seu bebê:

⚠Sobre a órtese⚠
Mesmo após a correção completa, os pés tortos têm uma tendência teimosa para a recidiva. A tendência é muito menor depois de cerca de quatro anos de idade. A melhor maneira de prevenir a recidiva é usar uma “órtese de abdução” especial consistentemente durante 23 horas por dia durante três meses, e depois durante a noite e cochilos até quatro anos de idade. A duração do uso da órtese vai variar dependendo da gravidade do pé torto e irá ser determinada pelo seu médico. Você vai acompanhar regularmente com o seu ortopedista conforme seu filho cresce se suas botas precisarão de ajuste.
A órtese de abdução é o único método eficaz de prevenção da recidiva e é eficaz em 90% dos pacientes quando utilizada de forma consistente, como descrito acima. Uso da órtese não vai atrasar significativamente o desenvolvimento do seu filho para sentar, engatinhar, ou andar.

A primeira noite com a órtese

A primeira ou a segunda noite usando a órtese é muito difícil para os bebês (e pode ser mais difícil ainda para os pais!). Alguns choram muito durante a primeira noite – normalmente porque eles estão frustrados em ter seus pés ligados juntos quando ontem eram apenas as pernas com gessos e podendo ser movidos independentemente. Tenha certeza de que todos os bebês se adaptam de forma relativamente rápida.

Prepare-se para uma noite agitada.

Não importa o que aconteça, não remova a órtese! Não usar a órtese é prejudicial para o tratamento do seu filho. Seu bebê vai logo acostumar que chorando a órtese será removida.

Conforto do bebê e Movimentos a noite

O seu bebé pode, ocasionalmente, lamentar ou chorar quando ele ou ela deseja se virar. Surpreendentemente, eles descobrem como fazê-lo, assim você não vai perder o sono para sempre! Cobertores podem escorregar durante a noite; Se esta é uma preocupação, você pode tentar um saco de dormir. Estes funcionam bem nos meses de inverno, permitindo que os bebês virem com suas capas, ou você pode tentar vesti-los em um dorminhoco quente.  Estes também abafam o som deles batendo a órtese contra as laterais do berço quando se viram.

Confira abaixo 👇 fotos de crianças que nasceram com pé torto e como elas dormem com suas botinhas mágicas, posições engraçadas que até parecem desconfortáveis para nós , mas para eles… acreditem esta tudo bem! 👍

DORMINDO 4

Como faço para colocar a órtese no meu filho?

É melhor colocar as botas quando seu filho estiver relaxado e calmo. Você vai descobrir através da tentativa e erro o que funciona melhor para você e seu filho, mas sempre garanta que os calcanhares da criança encostem na sola das botas.
Inicialmente, você pode achar mais fácil colocar os sapatos em seu filho separado da barra, e em seguida, recoloque os sapatos na barra. Você pode querer marcar os sapatos e a barra com “Direita” e “esquerda” para garantir a colocação correta.

• Abra o sapato, tanto quanto possível, solte a correia.
• Coloque o pé no sapato com o joelho flexionado a 90 graus e o tornozelo flexionado para que os dedos apontem para cima. Certifique-se o calcanhar esta completamente encostado na sola do sapato. Normalmente tem um buraco no calcanhar do sapato para que você possa verificar a posição do pé.
• Com os joelhos dobrados e ainda os dedos apontando para cima, use o polegar para aplicar pressão para o língua e alça enquanto aperta a fivela. Siga o mesmo procedimento, um pé de cada vez, começando com o Pé Torto, ou se for bilateral o mais rígido.
• Tente puxar o sapato. Se o calcanhar subir, não esta firme o suficiente. Volte a apertar o sapato usando a técnica acima até que o pé esteja seguro no sapato. Deve ficar confortável, mais apertado do que você acha que deveria ser, mas sem cortar a circulação. Você vai se surpreender com o que seu filho pode tolerar.
• Certifique-se que os dedos do pé do seu bebê não estejam encolhidos. Para suavizar rugas, puxe as meias para cima quando calçar os sapatos.

Para verificar a circulação, corte a zona dos dedos de um par de meias. Pressione o dedo do pé da criança – o pé vai ficar arroxeado – em seguida, remova a pressão para confirmar que a cor retorna ao normal rapidamente no dedo do pé.
• Uma vez que os sapatos estão confortáveis em ambos os pés e amarrados, e a barra está ligada, certifique se os sapatos estão fixados no grau certo de rapto (virado para fora) e bem preso.

DORMINDO 3

Se você suspeitar que a órtese não está colocada corretamente, retire-a e inspecione seu bebê a qualquer sinal de fricção ou outras questões, mas coloque a novamente imediatamente. Órtese é o componente mais importante da correção do PTC, e seu filho vai agradecer a você no futuro.

DORMINDO 2

Os pais podem assegurar outros pais que, depois de apenas uma noite vai ficar mais fácil. E, uma vez que se ajeitou para tirar uma soneca, algumas crianças começam a esfregar os olhos cada vez que a órtese é colocada em seus pés, ou eles até pedem a órtese se você esquecer mais adiante. Tenha fé! DORMINDO 1

Quando a criança for tirar uma soneca ou utilizá la em uso noturno , torne a colocação da órtese como uma parte do ritual. Será menos provável que seu filho fique inquieto com a órtese pois se tornará parte do processo de dormir.

Anúncios

A Associação Primeiro Passo é uma entidade civil que nasceu do desejo de muitos pais de crianças com pé torto congênito que foram tratadas pelo método Ponseti e tem como intuito multiplicar, incentivar e difundir esta técnica de tratamento em meios médicos e não médicos. A APP funciona regularmente sob o CNPJ 12.950.014/0001-55. Uma meta idealizada pela Associação é que o método de Ponseti fosse assimilado e realizado corretamente por profissionais pelo SUS e ficasse disponibilizado a todo cidadão brasileiro. Enquanto esse ideal ainda não é uma realidade, todavia, fazemos esforços para divulgar o tratamento do pé torto congênito pela técnica de Ponseti, atuando na detecção precoce desta alteração ortopédica, no suporte e facilitação de centros de tratamento intersetoriais no Brasil e no exterior. A meta mais abrangente de nossa visão de entidade civil é promover a erradicação do pé torto congênito não tratado, no Brasil e no mundo.

Marcado com: , ,
Publicado em INFORMAÇÕES
3 comentários em “Conforto do bebê e Movimentos a noite com a órtese
  1. Aldeir disse:

    Preciso urgente de uma órtese para meu bebê e não tou conseguindo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Follow Associação Primeiro Passo on WordPress.com
%d blogueiros gostam disto: