Ponseti Internacional define 03 de junho como o Dia Mundial do Pé Torto

DIA MUNDIAL

Ponseti Internacional Association (PIA) designou 03 de junho como o Dia Mundial pé torto.A data foi escolhida para comemorar o nascimento do Dr. Ignacio Ponseti, (1914-2009) o criador do Método Ponseti para tratar o pé torto.

O objetivo do Dia Mundial do pé torto é aumentar a consciência sobre a deficiência pé torto ea sua prevenção através do método de Ponseti, um tratamento não cirúrgico, que inclui manipulação suave dos pés seguido pela aplicação de moldes de gesso e órtese temporária.

Jose Morcuende, CEO e diretor médico do Ponseti Internacional , diz que este dia é um passo importante na promoção da consciência global que o pé torto é uma deformidade tratável. “Ao designar 03 de junho como o Dia Mundial pé torto, não somente celebramos a vida e as contribuições do Dr. Ponseti, mas ajudamos ainda mais a sua crença de que cada criança nascida com pé torto tem o direito de usar este tratamento de baixo custo, a abordagem não-cirúrgica.”

O pé torto é a deformidade nascimento musculoesquelética mais comum, afetando 200 mil recém-nascidos a cada ano, 80 por cento nos países em desenvolvimento. Há também centenas de milhares de crianças e adultos jovens que vivem com esta condição debilitante em todo o mundo. O método de Ponseti é quase 100 por cento eficaz quando devidamente aplicado por um profissional de saúde treinado e é considerado o tratamento “padrão ouro”, levando a uma vida normal e produtiva.

PIA é a líder global na formação e educação dos profissionais de saúde sobre o tratamento do pé torto congênito.

Anúncios

A Associação Primeiro Passo é uma entidade civil que nasceu do desejo de muitos pais de crianças com pé torto congênito que foram tratadas pelo método Ponseti e tem como intuito multiplicar, incentivar e difundir esta técnica de tratamento em meios médicos e não médicos. A APP funciona regularmente sob o CNPJ 12.950.014/0001-55. Uma meta idealizada pela Associação é que o método de Ponseti fosse assimilado e realizado corretamente por profissionais pelo SUS e ficasse disponibilizado a todo cidadão brasileiro. Enquanto esse ideal ainda não é uma realidade, todavia, fazemos esforços para divulgar o tratamento do pé torto congênito pela técnica de Ponseti, atuando na detecção precoce desta alteração ortopédica, no suporte e facilitação de centros de tratamento intersetoriais no Brasil e no exterior. A meta mais abrangente de nossa visão de entidade civil é promover a erradicação do pé torto congênito não tratado, no Brasil e no mundo.

Publicado em NOTÍCIAS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Follow Associação Primeiro Passo on WordPress.com
%d blogueiros gostam disto: