Algumas dicas para um calçado ideal e confortável para nossos pezinhos mais que queridos.

Só lágrimas de emoção mesmo pra descrever a sensação!

Nós Pais de crianças com PTC (Pé torto congênito)sabemos o quanto é emocionante depois de um longo tratamento, longo porque para nós parece uma eternidade para chegar ao tão esperado momento em poder calçar o primeiro sapatinho.
E ver os primeiros passinhos então?… é recompensador!
É sinal que tudo esta bem agora, e graças a vocês! Pais que se dedicaram e cuidaram dos seus pezinhos com tanto amor e carinho, Vocês merecem essa gratificação tanto quanto seus pequenos que graças a perseverança de vocês terão uma vida sem limitações.
No período do tratamento pelo Método de Ponseti onde o uso da órtese Denis Browne é noturno (14hrs), durante o dia as crianças já podem calçar sapatos! Porém se possível deixe a criança algumas horas descalço.
Andar descalço ajuda a formar o arco do pé. Além disso, melhora o equilíbrio e, até mesmo, ajuda a descarregar tensões. É uma massagem natural e gratuita.

1 sapato

Mas eu entendo… chegou a tão esperada hora, …então vamos lá, segue abaixo algumas dicas para um calçado ideal e confortável para nossos pezinhos mais que queridos.

Flexibilidade: esta característica é essencial para todos os calçados. A sola do sapatinho terá de seguir os movimentos do pé durante o andar, principalmente na hora em que a criança deposita seu peso sobre os dedos. Calçados com solado muito resistente podem prejudicar o desenvolvimento dos pequenos. Opte por aqueles que possuem solas de borracha e evite as fabricadas em couro pouco flexível ou madeira.

Tamanho: para que o sapato dure alguns meses a mais, muitos pais acabam escolhendo um par com a numeração maior que o pé da criança. Mas, esqueça isso! Se o calçado estiver largo ou grande para o bebê, ele terá dificuldades para se equilibrar, deixando-o inseguro nas primeiras passadas, o que pode causar tropeços e quedas.

Solado: é importante que a sola do calçado tenha ranhuras. Essa textura cria atrito entre o calçado e o solo, evitando que a criança escorregue.

Material: os sapatinhos em couro resistente e verniz podem ser usados em ocasiões especiais. No dia a dia, os pais devem optar por calçados feitos em lona, nylon, camurça, tecido e alguns tipos de plástico, que não incomodem o pé da criança. Esses materiais, além de super práticos na hora da limpeza, são mais leves e mais flexíveis, deixando o pé da criança mais confortável. Além disso, avalie se o calçado escolhido tem uma boa sustentação no calcanhar. O pé da criança deve ficar sempre junto da palmilha. Se há esta movimentação, sinal de que o calçado não é o ideal.

Modelo: para escolher o modelo, nada melhor que avaliar o ambiente. Se a criança vai ao parquinho ou à escola, ela precisará se sentir segura para aproveitar as brincadeiras. Nos dias mais quentes, as sandálias e papetes estão liberadas, desde que contenham fechamentos para assegurar que o pé da criança fique sempre em contato com a palmilha. Os sapatos com velcro são a melhor opção para os pés pequeninos, já os sapatos com cadarço podem ser usados quando a criança estiver maior, por volta dos quatro anos. Os saltos estão proibidos. Durante a infância, a criança ainda não tem coordenação para se equilibrar sobre saltinhos. Então, o modelo deve ter a sola uniforme e baixa.
Os tênis são ótimas opções para os dias de frio, já que eles sustentam o pé da criança e dão segurança no andar. Só evite que a criança se apegue aos calçados usados especificamente para praticar esportes, como as chuteiras. Já, quando o assunto são as botas, melhor mesmo é usá-las eventualmente, respeitando sempre a flexibilidade e o conforto da criança.

A Associação Primeiro Passo é uma entidade civil que nasceu do desejo de muitos pais de crianças com pé torto congênito que foram tratadas pelo método Ponseti e tem como intuito multiplicar, incentivar e difundir esta técnica de tratamento em meios médicos e não médicos. A APP funciona regularmente sob o CNPJ 12.950.014/0001-55. Uma meta idealizada pela Associação é que o método de Ponseti fosse assimilado e realizado corretamente por profissionais pelo SUS e ficasse disponibilizado a todo cidadão brasileiro. Enquanto esse ideal ainda não é uma realidade, todavia, fazemos esforços para divulgar o tratamento do pé torto congênito pela técnica de Ponseti, atuando na detecção precoce desta alteração ortopédica, no suporte e facilitação de centros de tratamento intersetoriais no Brasil e no exterior. A meta mais abrangente de nossa visão de entidade civil é promover a erradicação do pé torto congênito não tratado, no Brasil e no mundo.

Publicado em DICAS, INFORMAÇÕES
3 comentários em “Algumas dicas para um calçado ideal e confortável para nossos pezinhos mais que queridos.
  1. Luciana de Deus correia disse:

    Boa tarde,meu nome é. Luciana tenho uma filha com 18 anos com síndrome de moebius, tem pés torto congénito e deseja MTV andar de salto gostaria de saber se tem algum endereço q eu possa fazer sapatos para ela por favor me ajudem.oBrigado.

  2. Paula Cristiane disse:

    Gente minha filha tem 6 anos e tem pe torto congênito esquerdo e esta na fase de usar a órtese. Porem ela estuda e queria por a órtese dentro fo tenis pra ela poder brincar melhor. Alguem sabe que tipo de tênis é melhor pra essa fase? Por favor me ajudem

Deixe um comentário

Follow Associação Primeiro Passo on WordPress.com