LUCCA

 

luccaNosso presente Divino foi diagnosticado com PTC unilateral direito quando estávamos com 4 meses de gestação, desde então pesquisamos e decidimos qual o médico que iria tratá-lo após o nascimento, e assim foi.
O médico nos apresentou a técnica do Drº Ponseti.
Após ser atestada na maternidade a existência de PTC unilateral e solicitada a colocação do primeiro gesso, aos 7 dias de vida Lucca iniciou o tratamento. Foram 4 gessos, a cirurgia Tenotomia, utilização de órtese por 24 horas durante 3 meses e hoje a utilização de órtese por 12 horas. Relato à vocês como foi esse processo:

  • Lucca colocou o primeiro gesso e ficou com ele por 7 dias.
  • Já na primeira retirada, que realizamos em casa, notamos a grande melhora, graças ao método e a correta colocação do gesso.
  • O segundo gesso foi colocado no mesmo dia, permanecendo por 11 dias. Retiramos em casa mesmo e novamente notamos a evolução no tratamento. Neste dia o médico nos informou que seria necessária a realização da tenotomia, já que o pezinho do Lucca estava “rígido”, não tinha a mesma flexibilidade que o outro pé dele.
  • O terceiro gesso foi colocado também no mesmo dia da retirada do anterior, permanecendo por 7 dias, sendo retirado em casa novamente. Lucca já estava com 1 mês de vida.
  • Já o quarto gesso, Lucca utilizou por 14 dias e só foi retirado um dia antes da tenotomia.
  • Com 1 mês e 15 dias, Lucca foi submetido à Tenotomia. A cirurgia durou exatamente 30 minutos e após esse período já estávamos com ele nos braços.
  • Graças à Deus, ao médico e a excelente técnica, tudo foi tranquilo. O processo de pós operatório foi um pouco delicado, já que por ser uma cirurgia, Lucca sentiu dor, foi medicado e tudo foi resolvido.
  • Depois de 3 semanas com o último gesso, passamos para o período de adaptação da órtese. Lucca usou a órtese por 24 horas por 3 meses, só a retirávamos para o banho.
  • Confesso que hoje tive dificuldade para lembrar por quanto tempo ele usou a órtese por 24 horas. Quando recebemos essa notícia ficamos incomodados, porém, passou tão rápido e foi tão tranquilo que não lembrava.
  • Depois desses três meses o médico receitou a órtese por 12 horas durante o sono noturno.

Lucca apresenta uma evolução muito positiva quanto ao tratamento. Sempre utilizamos a órtese com a rigorosidade quanto aos horários e surpreendentemente ao contrário do que todos imaginávamos, Lucca andou com 10 meses. Andou realmente, sem andador ou outros artifícios. Hoje ele sai do berço, desce, sobe e está somente com 1 ano e 1 mês.
O método Ponseti tem se comprovado a melhor escolha para o tratamento de PTC do nosso pequeno e além de agradecer à Deus, sempre, agradecemos ao Drº Alexandre pela ótima atuação quanto aos cuidados com nosso Presentinho Divino.
Aos pais que se iniciam nesse processo ou estão preocupados, podemos afirmar, o método é ótimo e com a escolha de um profissional adequado, logo seus filhos estarão correndo, como nosso pequeno faz todos os dias.

Um grande abraço.

“Os obstáculos são do tamanho que nós imaginamos.”

Anúncios

A Associação Primeiro Passo é uma entidade civil que nasceu do desejo de muitos pais de crianças com pé torto congênito que foram tratadas pelo método Ponseti e tem como intuito multiplicar, incentivar e difundir esta técnica de tratamento em meios médicos e não médicos. A APP funciona regularmente sob o CNPJ 12.950.014/0001-55. Uma meta idealizada pela Associação é que o método de Ponseti fosse assimilado e realizado corretamente por profissionais pelo SUS e ficasse disponibilizado a todo cidadão brasileiro. Enquanto esse ideal ainda não é uma realidade, todavia, fazemos esforços para divulgar o tratamento do pé torto congênito pela técnica de Ponseti, atuando na detecção precoce desta alteração ortopédica, no suporte e facilitação de centros de tratamento intersetoriais no Brasil e no exterior. A meta mais abrangente de nossa visão de entidade civil é promover a erradicação do pé torto congênito não tratado, no Brasil e no mundo.

Publicado em TESTEMUNHOS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Follow Associação Primeiro Passo on WordPress.com
%d blogueiros gostam disto: